Arraiás e quadrilhas animaram o São João de Canavieiras

Grupo se apresenta como a "maior quadrilha do mundo"
Ascom/Walmir Rosário

“A maior quadrilha do mundo”. É assim que a Quadrilha Travação, de Canavieiras se autodenomina. O número de participantes não é conhecido, pois para se apresentar basta chegar com a fantasia caipira e entregar dois quilos de alimentos, que serão doados às famílias carentes e instituições de assistência social do município.

A Quadrilha Travação se apresenta tradicionalmente nas noites dos dias 23 e 24 de junho, saindo da Praça da Bandeira, no centro da cidade, pela Rua 13 – o point da cidade – até a Praça Maçônica. Na praça, nas duas noites, a quadrilha completa a apresentação e os mais de 200 componentes se dispersam e participam de outros “arraiás”.

A Quadrilha Travação se considera sui generis na formar de se apresentar, pois há 18 anos é puxada por um trio elétrico. Segundo a organizadora da Quadrilha Travação, a artista musical e educadora Duda Ribeiro, a Travação, além de levar a alegria e garantir a preservação da cultura, tem uma proposta descontraída e diferente das demais.

Outra quadrilha de Canavieiras é a “Sacaninha”, que se apresenta em diversos locais no centro e nos bairros, demonstrando a tradição do canavieirense em cultuar seus santos. E essa devoção poderia ser vista desde o início de junho, com as trezenas de São Antônio, continuando com os festejos juninos, presentes  nos muitos “arraiás” armados na cidade.

A “Quadrilha Sacaninhas” é outra grande atração de Canavieiras, que se apresenta há três anos e promete não parar mais. A quadrilha é formada pelos moradores dos arredores da Praça da Capelinha, uma das áreas festeiras da cidade. Segundo o presidente da Quadrilha, Klebio Guimarães, a “Sacaninhas” se apresenta até o dia 29 de junho, quando é comemorado o dia de São Pedro.

Formada por 30 componentes (15 pares), ele iniciaram as apresentações desde o dia 18 de maio, no Bar do Galego, no bairro da Birindiba, e continuaram as apresentações em diversos locais da cidade. “Nossa intenção é manter viva as tradições culturais de Canavieiras e os festejos juninos sempre foram um forte em nossa vida”, diz o presidente Klebio.

Arraiá - Outro grande evento que anima os festejos juninos de Canavieiras é o “Arraiá do Nildão, na Praça Maçônica, que este ano festejou sua sexta edição. Com patrocínio da Petrobras, o “Arraiá” foi promovido no período de 22 a 24 de junho, com grandes atrações. Este ano, animaram os festejos as bandas Zabumbahia, Alicinho e Maria Breteira do Brasil (segunda-feira, 23); e Sapatilha 37, Gero e Perfil S2 (terça-feira, 24).

Nas diversas ruas da cidade e nas comunidades do interior a população também comemora os festejos juninos de forma bem tradicional, enfeitando as ruas com bandeirolas e outros motivos juninos. Em todos esses locais também são queimadas as tradicionais “fogueiras” e distribuídas comidas típicas do São João, bebidas como licor de jenipapo, dentre outros.